O Ilé Omim Asé Ofá Fadaká, fundado em 1999 pelo Bàbálorisá Márcio Neves D'Logun Edé no estado do Rio de Janeiro, é um templo de matriz africana da nação Ketu, com raiz em Asé Bangbosé. Nossa missão é preservar e promover as tradições, cultura e costumes das religiões afro-brasileiras, mantendo viva a ancestralidade e a espiritualidade.
Egbé Asé Bangbosé
Regina Topázio de Souza (Iyá Regina Topázio Sowzer), amplamente reconhecida como Mãe Regina de Bangbosé, sempre demonstrou uma profunda consciência de suas origens e uma habilidade exemplar para preservá-las. Em 1957, ela estabeleceu o Àşé Ilę Yamin em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e conduziu essa sagrada instituição com firmeza e dedicação até seu falecimento.
A família Bangbosé, com suas raízes firmemente enraizadas no Candomblé, é amplamente respeitada por seus membros ativos e iniciados, que zelam pelas tradições religiosas com devoção. Esta linhagem, uma das mais proeminentes e influentes no Candomblé, consagrou o nome Bangbosé como um símbolo de prestígio e uma rica herança na cultura Yorubá.